top of page

JOVENS ENTRE 14 E 21 ANOS QUE RESIDEM EM
BELO HORIZONTE

CONCURSO LITERÁRIO
 

MURILO RUBIÃO (3).png

Você conhece o precursor do realismo fantástico no Brasil?

Sabe por que esse mineiro de Carmo da Mata é um dos principais escritores do Brasil? Foi Rubião quem introduziu o realismo fantástico na nossa literatura. Muito antes da febre dos romances e contos de fantasia, gênero tão apreciado hoje especialmente pelos jovens.

MURILO RUBIÃO

O escritor inaugurou no Brasil o realismo fantástico e ousou criar cenas mágicas ou extraordinárias em seus contos. Jornalista, nascido em 1º de junho de 1916, em Carmo de Minas, publicou seu primeiro livro em 1947, mas não obteve sucesso de pronto, pois as narrativas causaram estranheza. Ele mesmo não esperava outra coisa.

Em 1953, lançou o livro de contos “A estrela vermelha” e em 1965, “Os dragões e outros contos”. A consolidação do estilo já causava admiração nos leitores, e assim, mergulhado na literatura, em 1966 foi organizar o Suplemento Literário de Minas Gerais, publicado pela Imprensa Oficial. Rubião ocupou vários cargos no governo estadual de Juscelino Kubitscheck, foi adido da embaixada do Brasil na Espanha, onde chefiou o Escritório de Propaganda e Expansão Comercial do nosso país.

O seu maior sucesso veio com a publicação de “Pirotécnico Zacarias”, em 1974, com a venda de dezenas de milhares de cópias, livro com o qual se tornou conhecido no Brasil e que ultrapassou as fronteiras do país. A obra foi traduzida e publicada nos Estados Unidos e na Alemanha e por aqui virou filme. Também foi filmado, em curta metragem, o conto “A armadilha”.

No mesmo ano lançou também “O convidado”.  Quatro anos depois veio a publicação de “A casa do girassol vermelho”. Seus livros foram colocados em programas de seleção de professores de português na França, país que recentemente traduziu e lançou o livro de estreia do escritor.

O “Homem do boné cinzento e outras histórias” foi a última publicação de Murilo Rubião, em 1990. Um ano depois, em 16 de setembro, morria o criador do realismo fantástico no Brasil, e começava a avalanche de estudos e publicações sobre a sua obra.

Diversos livros seus foram relançados por grandes editoras, saíram estudos sobre a sua obra, e mais uma adaptação para o cinema, desta vez a animação “O bloqueio”. Textos adaptados para o teatro, ensaios, publicação de grandes editoras com suas obras reunidas, e até uma estátua, de Leo Drummond, que está na porta da Biblioteca Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Em 2020 veio o longa-metragem “O lodo”, inspirado em conto de mesmo nome, com direção de Helvécio Ratton, e no ano seguinte, dirigido por Gustavo Spolidoro, o filme “Os dragões”. O projeto “Espaços de memórias” instalou placas nos locais onde o escritor morou, em Belo Horizonte, e ele ganhou também um site, patrocinado pelo UNI-BH, a partir de projeto de lei municipal, com curadoria de Silvia Rubião, sobrinha- neta de Murilo.

O site (murilorubião.com.br) traz tudo sobre a vida do escritor, suas obras, estudos sobre sua vida e a produção literária, as cartas que recebeu de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Antônio Cândido, Mário de Andrade, Hélio Pelegrino, Fernando Sabino.

No seu livro de estreia, Rubião já nos presenteava com cenas como esta: “Encher a noite com fogos de artifício. Erguer o rosto para o céu e deixar que pelos meus lábios saísse o arco-íris. Um arco-íris que cobrisse a Terra de um extremo a outro.”

OBRAS DO AUTOR

O EX-MÁGICO.png

1947

O EX-MÁGICO DA     TABERNA MINHOTA

Essa pequena narrativa traz a história de um mágico que se transforma em funcionário público. Nela, sobressaem a ironia e o absurdo.

O PIROTÉCNICO ZACARIAS.png

1974

O PIROTÉCNICO ZACARIAS

Como na história só aparentemente absurda do pirotécnico que, morto, segue vivendo. 

A ESTRELA VERMELHA.png

1953

A ESTRELA VERMELHA

"O entendimento de que o tema do amor se apresenta associado ao do ciume e que as inquietações vividas e narradas pelo protagonista"

A CASA GIRASSOL VERMELHO.png

1978

A CASA DO GIRASSOL VERMELHO

Narram-se as descobertas pertencentes a um mundo não muito bom, e a condição de prisioneiro.

OS DRAGÕES E OUTROS CONTOS.png

1965

O DRAGÃO E OUTROS CONTOS

"Os primeiros dragões que apareceram na cidade muito sofreram com o atraso dos nossos costumes."

O HOMEM DO BONÉ CINZENTO E OUTRAS HISTÓR

1990

O HOMEM DO BONÉ CINZENTO 

Este terceiro e último volume da obra completa de Murilo Rubião traz de volta sua prosa em todos os sentidos fantástica

O CONVIDADO.png

1974

O CONVIDADO

"A notícia da presença de um falso convidado na festa circulara rápido"

Image by Dzmitry Tselabionak

MURILO RUBIÃO NA ESCRITA JOVEM

Você conhece Murilo Rubião?

Sabe por que esse mineiro de Carmo da Mata é um dos principais escritores do Brasil?

 

Foi Rubião quem introduziu o realismo fantástico na nossa literatura.

Muito antes da febre dos romances e contos de fantasia, gênero tão apreciado hoje especialmente pelos jovens, ele escrevia textos como:

"Um dia dei com os meus cabelos ligeiramente grisalhos, no espelho da Taberna Minhota. A descoberta não me espantou e tampouco me surpreendi ao retirar do bolso o dono do restaurante. Ele sim, perplexo, me perguntou como podia ter feito aquilo”. O trecho é do livro “O ex-mágico”, primeira obra publicada pelo escritor.  

Mas por que a Literíssima está falando de Murilo Rubião?

Está ABERTO O CONCURSO para JOVENS DE 14 A 21 ANOS escreverem contos baseados na vida ou na obra deste importante autor mineiro, cujos livros foram traduzidos para o inglês, o alemão, o francês e o espanhol.

Queremos homenagear Rubião e, no final deste ano, vamos publicar um livro com os 50 melhores textos e também oferecer oficina de escrita para os selecionados.

Atenção escolas, públicas e privadas: já podem começar a divulgar!

O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da Unimed Federação Minas e Unimed Aeromédica.

SE INSCREVA!!!

Você que tem entre 14 e 21 anos e adora fantasia...
já pensou em voar de "leitor" para "escritor"?
Se inspire nas obras do Murilo Rubião e nos envie um conto através do formulário abaixo:
PATROCINADORES
federacao+aeromedica_edited_edited.png
NÚMERO DO PROJETO: 1296/2022
LOGO1.png
bottom of page