top of page

Causos e pães de queijo recheados de uai, sô!


Prosa de mineiro é mesmo recheada de uai. Uai, sô! E, para dar um dedinho de prosa, com café e pão de queijo no imaginário das varandas, sob a fresca da tarde, venho contar com muito contentamento sobre a segunda edição do meu livro Contos de Mineiro, Uai, Sô!.

Depois de cerca de dois anos da primeira edição, a obra já trilhou por muitas memórias dos leitores que, ao lerem os contos, lembram-se de mais uma história acontecida lá na terrinha deles, da infância, dos pais, dos avós, dos compadres e de toda espécie de gente que sempre tem uma história para contar. Afinal de contas, viver é uma forma de contar sobre as nossas presenças no mundo, tal e coisa e coisa e tal.

O livro é composto por 27 contos que entremeiam causos metade acontecidos, metade inventados, metade acrescentados, conta que na matemática deixa dúvidas sobre a sua soma final. Mas é justamente aí que o livro pega o leitor pelo pé, ou pela mão, pelos olhos, pelos ouvidos, como preferir, pois é começar a ler e não querer parar mais. A leitura pode até ser dividida em um conto para cada dia viajando nos lombos arredondados das montanhas mineiras, numa linguagem pincelada de humor, poesia e afeto. É também um museu literário de paisagens humanas, tantas peculiaridades carrega cada protagonista, cada qual com sua trama, mas no final das contas, todos eles trazem a porção comum da espécie humana com suas características universais. Para falar do livro, arrisco-me a citar, por empréstimo, uma famosa frase do escritor russo, Léon de Tolstói: “se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. Nesse caso, a pintura é feita por palavras que contemplam o espírito de mineiridade ao retratar em suas histórias a identidade cultural do povo mineiro, seu patrimônio linguístico, a religiosidade, a cultura popular, os costumes, as paisagens naturais e humanas.

Os contos são no estilo de causos em que o toque de humor sutil permeia os personagens e as tramas, assim como a tristeza e a alegria presentes no psiquismo humano. Tem a figura do caipira que revela em sua cultura a ligação do homem, em sua dimensão arquetípica, com a natureza circundante e, também, com a própria natureza humana. Essa vivência é manifestada na forma de os personagens perceberem e revelarem o mundo através de sua linguagem, seus pensamentos e seu modo de viver.

Quer saber por onde andam Isabel e Isabelita? Ou conhecer o gigante Eleotério? Talvez montar um presépio com as meninas Ciana e Geralda? Que fim foi dado às terras de D. Papuda? Ah... meu Deus! E aquela tigela de mandioca cozida que a visita comeu toda sem deixar nem uma lasquinha para os da casa? A Clementina morreu foi de que mesmo? Quem encheu a bota de Nonô com canjica, heim, quem foi? Como é mesmo a receita de pirão de mocotó de boi? Só mesmo lendo os Contos de mineiro, uai, sô! para ter respostas a tantas indagações. Enquanto isso, vamos comendo pão de queijo e deixando que as histórias povoem o nosso imaginário.

A segunda edição de Contos de Mineiro, uai, sô! foi autografada no estande da Páginas Editora, na Flitiradentes – Feira Literária de Tiradentes, 2022. A obra foi também comentada pela autora na mesa “Minas em conto, verso e história”, com a narração do conto Duas mulheres perdidas no tempo.

O livro traz ilustrações do artista Rodrigo Souto e edição da Páginas Editora.


Delba Menezes

Escritora e narradora de histórias. Graduada em Comunicação Social e Psicologia. Mãe de gatos e de cachorros. Não tenho periquitos nem papagaios, mas tenho muitas samambaias. Autora das obras: Caraminholas de Zé Prequeté (2007); A bruxa que caiu em tentação (2009); Os três Pituchicos (2019) e Três contos em cocorês (2021).

102 visualizações15 comentários

Posts recentes

Ver tudo

15件のコメント


Correct Grammar Check Means it is a new skill that allows you to recover your script. We all know that refining our English lettering skills need extensive movements and discipline; however, it seems that these ground-breaking linguistic dispensation answers allow us to easily recover our writing presentation and our overall script skills. Looking for advanced support on how you can advance your writing skills?

いいね!

i vidalista
i vidalista
2023年6月26日

Vidalista 5 Tablet - Buy Medicines Online at Best Price

Vidalista 5 Tablet is recommended to treat the problem of ED in men over 65 years of age. In which tadalafil is identified as a common ingredient. Take this medicine orally with water. So you can see the good effect of this medicine. Do not break or chew this medicine. You can get very good and quality medicine from our website, ividalista.com.

いいね!

i vidalista
i vidalista
2023年6月12日

Vidalista Pills | Tadalafil | It's Side Effects | Dosage


In earlier times, the problem of impotence became serious for men because there were no ED pills available on the market to treat it. But nowadays, the problem of ED has become common because there are many ED pills available on the market to treat it. Vidalista pills have been used as effective medicines. There are many doses of Vidalista that you can use, and if you want to buy all the dosages cheaply, visit our site ividalista.com.


いいね!

i vidalista
i vidalista
2023年6月07日

Vidalista (Tadalafil) | ividalista


Vidalista tablets are used to treat impotence in men. This medicine contains tadalafil as a common ingredient. This medicine takes about 30 minutes to start working. So take this medicine one hour before sexual activity. There are many doses of Vidalista that you can use, and if you want to buy all the dosages cheaply, visit our site ividalista.com.

いいね!

David Wiese
David Wiese
2023年5月25日

good to know

いいね!
bottom of page