top of page

Causos e pães de queijo recheados de uai, sô!


Prosa de mineiro é mesmo recheada de uai. Uai, sô! E, para dar um dedinho de prosa, com café e pão de queijo no imaginário das varandas, sob a fresca da tarde, venho contar com muito contentamento sobre a segunda edição do meu livro Contos de Mineiro, Uai, Sô!.

Depois de cerca de dois anos da primeira edição, a obra já trilhou por muitas memórias dos leitores que, ao lerem os contos, lembram-se de mais uma história acontecida lá na terrinha deles, da infância, dos pais, dos avós, dos compadres e de toda espécie de gente que sempre tem uma história para contar. Afinal de contas, viver é uma forma de contar sobre as nossas presenças no mundo, tal e coisa e coisa e tal.

O livro é composto por 27 contos que entremeiam causos metade acontecidos, metade inventados, metade acrescentados, conta que na matemática deixa dúvidas sobre a sua soma final. Mas é justamente aí que o livro pega o leitor pelo pé, ou pela mão, pelos olhos, pelos ouvidos, como preferir, pois é começar a ler e não querer parar mais. A leitura pode até ser dividida em um conto para cada dia viajando nos lombos arredondados das montanhas mineiras, numa linguagem pincelada de humor, poesia e afeto. É também um museu literário de paisagens humanas, tantas peculiaridades carrega cada protagonista, cada qual com sua trama, mas no final das contas, todos eles trazem a porção comum da espécie humana com suas características universais. Para falar do livro, arrisco-me a citar, por empréstimo, uma famosa frase do escritor russo, Léon de Tolstói: “se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. Nesse caso, a pintura é feita por palavras que contemplam o espírito de mineiridade ao retratar em suas histórias a identidade cultural do povo mineiro, seu patrimônio linguístico, a religiosidade, a cultura popular, os costumes, as paisagens naturais e humanas.

Os contos são no estilo de causos em que o toque de humor sutil permeia os personagens e as tramas, assim como a tristeza e a alegria presentes no psiquismo humano. Tem a figura do caipira que revela em sua cultura a ligação do homem, em sua dimensão arquetípica, com a natureza circundante e, também, com a própria natureza humana. Essa vivência é manifestada na forma de os personagens perceberem e revelarem o mundo através de sua linguagem, seus pensamentos e seu modo de viver.

Quer saber por onde andam Isabel e Isabelita? Ou conhecer o gigante Eleotério? Talvez montar um presépio com as meninas Ciana e Geralda? Que fim foi dado às terras de D. Papuda? Ah... meu Deus! E aquela tigela de mandioca cozida que a visita comeu toda sem deixar nem uma lasquinha para os da casa? A Clementina morreu foi de que mesmo? Quem encheu a bota de Nonô com canjica, heim, quem foi? Como é mesmo a receita de pirão de mocotó de boi? Só mesmo lendo os Contos de mineiro, uai, sô! para ter respostas a tantas indagações. Enquanto isso, vamos comendo pão de queijo e deixando que as histórias povoem o nosso imaginário.

A segunda edição de Contos de Mineiro, uai, sô! foi autografada no estande da Páginas Editora, na Flitiradentes – Feira Literária de Tiradentes, 2022. A obra foi também comentada pela autora na mesa “Minas em conto, verso e história”, com a narração do conto Duas mulheres perdidas no tempo.

O livro traz ilustrações do artista Rodrigo Souto e edição da Páginas Editora.


Delba Menezes

Escritora e narradora de histórias. Graduada em Comunicação Social e Psicologia. Mãe de gatos e de cachorros. Não tenho periquitos nem papagaios, mas tenho muitas samambaias. Autora das obras: Caraminholas de Zé Prequeté (2007); A bruxa que caiu em tentação (2009); Os três Pituchicos (2019) e Três contos em cocorês (2021).

 
 
 

50 Comments


karla
há 5 dias

Right now, nothing specific comes to mind, but I have a feeling that won't last long. My curiosity is a rather persistent companion. When those sparks of inquiry ignite, you'll be the first to know. Thanks for the open invitation – it's much appreciated!Over here

Like

karla
há 7 dias

That's incredibly encouraging feedback! Knowing the examples made the concepts clearer and that the work felt thorough is exactly what I strive for. Making complex information accessible and practically useful, especially within the vital context of sustainable farming practices in your region of Lapu-Lapu City, is a key goal." More info

Like

karla
Apr 22

You're very welcome! I'm so glad to hear that the blog post was helpful and the explanations were clear. It's always rewarding to know that the information shared is beneficial. If you have any more questions or topics you'd like to explore in the future, feel free to ask! I'm here to help. Click here

Like

Unknown member
Mar 15

Que delícia de leitura! Os "Contos de Mineiro, Uai, Sô!" parecem trazer aquele gostinho de café coado com prosa boa. Será que os causos têm aquele jeitinho de história contada no alpendre, cheia de humor e nostalgia? Para quem busca ajuda acadêmica, confira Assignment Help Dubai


Like

Secure a globally recognized Data Science certification in Pune with WebAsha Technologies. Our certification program validates your expertise in data analysis, machine learning, and statistical tools. With a combination of theoretical knowledge and hands-on projects, you'll be prepared to handle real-world scenarios confidently.


Like
bottom of page